Mitologia Grega

A mitologia grega é o conjunto de mitos originalmente contados pelos gregos antigos e um gênero do folclore grego antigo. Essas histórias dizem respeito à origem e natureza do mundo, as vidas e atividades de divindades, heróis e criaturas mitológicas, as origens e o significado do próprio culto e práticas rituais dos gregos antigos. Estudiosos modernos estudam os mitos para lançar luz sobre as instituições religiosas e políticas da Grécia antiga e para melhor compreender a natureza da própria criação de mitos.

Os mitos gregos foram inicialmente propagados em uma tradição oral-poética provavelmente por cantores minóicos e micênicos a partir do século XVIII aC. Eventualmente os mitos dos heróis da Guerra de Troia e suas consequências tornaram-se parte da tradição oral de Homero poemas épicos, a Ilíada e a Odisséia. Dois poemas de Homero, quase contemporâneo de Hesíodo, a Teogonia, as Obras e os Dias, contêm relatos da gênese do mundo, a sucessão de governantes divinos, a sucessão das idades humanas, a origem das desgraças humanas e a origem das práticas sacrificais. Os mitos também são preservados nos Hinos homéricos, em fragmentos de poemas épicos do Ciclo Épico, em poemas líricos, nas obras de trágicos e comediantes do século V aC, em escritos de estudiosos e poetas da Era Helenística, e em textos da época do Império Romano de escritores como Plutarco e Pausânias.

Além desse depósito narrativo na literatura grega antiga, representações pictóricas de deuses, heróis e episódios míticos apareceram com destaque em pinturas de vasos antigos e na decoração de presentes votivos e muitos outros artefatos. Desenhos geométricos em cerâmica do século VIII aC retratam cenas do ciclo de Troia, bem como as aventuras de Hércules. Nos períodos Arcaico, Clássico e Helenístico que se sucederam, cenas homéricas e várias outras cenas mitológicas aparecem, complementando a evidência literária existente.

A mitologia grega teve uma grande influência na cultura, nas artes e na literatura da civilização ocidental e permanece como parte da herança e da língua ocidental. Poetas e artistas da antiguidade até o presente se inspiraram na mitologia grega e descobriram o significado contemporâneo e a relevância dos temas.



Mundo Clássico

O Mundo Clássico - Grécia e Roma antigas adoravam uma grande variedade de deuses e deusas, que tinham a forma humana e os mesmos amores, ciúmes, amizades e desavenças dos mortais.



Olímpicos

Os Olímpicos - Os deuses mais importantes da Grécia eram aqueles que residiam no monte Olimpo, chamados de maneira geral de Olímpicos. Dizia-se que havia doze olímpicos, além de Zeus, o mais poderoso de todos.



Deuses

Outros Deuses - Os Gregos antigos tinham vários outros deuses além dos Olímpicos. Havia uma infinidade de divindades menores que desempenhavam diversos papéis. Algumas não alcançavam as altas fileiras do Olimpo, ao passo que outras eram semideuses ou humanos a quem fora concedida a imortalidade.



Amores

Os Amores dos Deuses - Muitos mitos clássicos nos falam dos amores dos deuses, tanto de uns pelos outros quanto pelos humanos.



Companheiros

Os Companheiros Divinos - Os deuses da Grécia e de Roma eram acompanhados em suas viagens por muitas criaturas sobrenaturais, que serviam de criados, professores, ajudantes e seguidores.



Heróis

Heróis Gregos - Os HERÓIS GREGOS, são filhos de um deus e um mortal. São, portanto, mais fortes e corajosos do que as pessoas comuns.



Hércules

Hércules (Héracles) - 0 mais famoso dos heróis gregos foi Héracles (o Hércules romano). Sua bravura e força não tinham igual, mas era dada a ataques de fúria. Foi o único humano a receber a dom da imortalidade.



Criaturas Míticas

Criaturas Míticas - A Mitologia Grega é repleta de histórias sobre casamentos e uniões entre criaturas muito diversas. Em alguns casos, do enlace surgiram animais e monstros híbridos, em geral de aspecto pavoroso, que adoravam comer carne humana.









www.jampers.com.br

Rodapé Jampers