Os HERÓIS GREGOS em geral, são filhos de um deus e um mortal. São, portanto, mais fortes e corajosos do que as pessoas comuns. As lendas que falam desses heróis constituem algumas das histórias mais emocionantes e violentas da mitologia clássica. Muitas seguem um mesmo padrão. O herói é quase sempre um príncipe de seus direitos por um parente invejoso. Ele cresce num país estrangeiro e passa por várias aventuras, matando monstros ou criminosos e demonstrando grande bravura nas batalhas. Por fim, volta à terra natal e recupera seu reino.
PERSEU E MEDUSA
Perseu alardeou que conseguiria degolar a Górgone Medusa. Mas a Górgone podia transformar uma pessoa em pedra com um olhar, por isso, Perseu pediu ajuda aos deuses. Hermes deu a Perseu sandálias aladas, Hades emprestou-lhe o capacete da invisibilidade e Atena entregou-lhe seu escudo polido. Perseu voou até a caverna da Górgone com as sandálias aladas e, com o auxílio do capacete, enganou a Gréia que guardava a entrada. Ele usou o escudo de Atena como um espelho, de modo que não precisou olhar diretamente para Medusa.
TESEU
Filho de Egeu, rei de Atenas, Teseu matou a Minotauro, monstro que vivia em Creta, e vários outros assassinos e ladrões, como Cercião e Cirão. Lutou ao lado de Héracles contra as amazonas, frustrou as tentativas da feiticeira Medéia de matá-lo e tornou-se rei de Atenas.
TESEU E SÍNIS
Filho de Poséidon, Sínis era muito forte. Roubava os viajantes e os torturava, estirando seus corpos entre duas árvores, ou usando um pinheiro vergado para impelir a pessoa pelos ares. Teseu matou Sínis empurrando-o de um penhasco.
TESEU E O MINOTAURO
Todos os anos, o rei Minos de Creta exigia sete rapazes e sete moças virgens da cidade de Atenas para alimentar o Minotauro, que mantinha num labirinto, perto de seu palácio. Quando Teseu chegou para matar esse monstro, Ariadne disse que o ajudaria se ele a levasse de Creta. Ela deu a Teseu um novelo de linha, de modo que ele pode achar a saída do labirinto, depois de matar O Minotauro. Os dois escaparam num navio, mas pararam em Naxos. Alí Dioniso, apaixonado por Ariadne, enfeitiçou Teseu para que a abandonasse.
JASÃO
Príncipe da Tessália, Jasão foi espoliado de seu trono pelo tio, Pélias. Para manter Jasão afastado, Pélias enviou-o numa missão impossível: recuperar a Tosão de Ouro, que estava com a rei Eetes, da Cólquida, as margens do mar Negro.
JASÃO E OS ARGONAUTAS
O herói Jasão zarpou em seu navio, o Argo, que fora construído pelo artesão Argo. Entre os 50 companheiros de viagem de Jasão, chamados de argonautas, havia muitos heróis gregos. Suas emocionantes aventuras incluíram tirar os temidos gigantes da terra de Cízico, banir as harpias da embocadura do mar Negro e navegar entre as Ciãneas, duas traiçoeiras rochas que se moviam.
JASÃO E 0 TOSAO DE OURO
Quando Jasão chegou com as argonautas a Cólquida, o rei Eetes não queria se separar do Tosão de Ouro. Ele propôs que Jasão executasse várias tarefas impossíveis, para poder recebe-lo. Com a ajuda das mágicas da feiticeira Medéia, filha de Eetes, Jasão conseguiu agarrar o tosão e escapar.
DÉDALO E ÍCARO
O artista, artesão e inventor Dédalo trabalhava em Creta. Foi ele quem construiu o labirinto para o rei Minos, mas o rei ficou tão furioso quando Teseu matou o Minotauro e escapou que mandou prender Dédalo e seu filho Ícaro no Labirinto. Dédalo planejou uma saída engenhosa. Construiu asas para si e para o filho, e grudou-as com cera. Os dois fugiram voando da ilha e Dédalo aterrissou são e salvo. Mas Ícaro, apesar dos avisos do pai, voou muito perto do sol. A cera derreteu, e ele morreu ao cair no mar.
BELEROFONTE
O herói Belerofonte domou o cavalo alado Pégaso e matou a Quimera, além de derrotar exércitos, gigantes e amazonas. Levado por Pégaso, ele subiu ao Olimpo, mas voou alto demais, caiu na terra e perdeu a visão ao cair sobre um espinheiro.