Criaturas Míticas

A Mitologia Grega é repleta de histórias sobre casamentos e uniões entre criaturas muito diversas. Em alguns casos, do enlace surgiram animais e monstros híbridos, de aspecto pavoroso, que adoravam comer carne humana. Esses monstros míticos infundiam pavor e costumavam ser usados pelos deuses para punir inimigos ou atacar quem os tivesse irritado. Normalmente, cabia aos grandes heróis, como Perseu ou Héracles, mata-los ou tirar-lhes o poder.

CICLÓPES

Os Ciclópes eram gigantes de um olho só. Os primeiros três eram filhos de Gaia e Urano. Aprisionados no mundo subterrâneo, foram libertados por Zeus e ajudaram-no a combater seus captores, os Titãs. Como ferreiros de Zeus, fizeram seus raios, e também o capacete de Posêidon.

GIGANTES DE CEM MÃOS

Os Gigantes de Cem Mãos (Hecatonquiros) tinham cada qual cem braços e cinquenta cabeças. Três deles eram filhos de Gaia e Urano. Assim como seus imãos, os Ciclopes, apoiaram Zeus na luta contra os Titãs.

SERPENTE MARINHA

A rainha Cassiopéia dizia que ela e a filha Andrômeda eram mais belas que as nereidas do cortejo de Posêidon. O deus do mar mandou então uma serpente para punir Cassiopéia. Andrômeda foi acorrentada a uma rocha para servir de alimento ao monstro, mas foi salva por Perseu bem na hora que o animal ia atacá-la.

GRIFO

Os grifos tinham corpo de 1 leão com asas e cabeça de águia. Serviam de guardiães dos deuses, vigiando os tesouros de Apolo e as ânforas de vinho de Dioniso. Há uma lenda que diz que os grifos viviam no norte da Índia, onde espantavam os garimpeiros de ouro porque não queriam ver seus ninhos perturbados.

TRITÃO

0 deus do mar Posêidon e sua rainha Anfitrite tiveram um filho chamado Tritão, que era metade homem, metade peixe. Como seu pai, Tritão tinha poder sobre as ondas. Durante uma batalha entre os deuses e os Titãs, aterrorizou a estes soprando numa concha. Tritão também podia ser prestativo, salvou os argonautas quando o Argo foi apanhado por uma tempestade. Tritão deu seu nome a toda uma raça de monstros marinhos.

CENTAUROS

Criaturas selvagens, os centauros tinham, cabeça e torso de homem, mas eram cavalos da cintura para baixo. De personalidade nem sempre igual, eram nomalmente gentis e sábios, versados em música e medicina. Eram também guerreiros e travaram muitas batalhas famosas, inclusive uma contra os lápitas, um povo que curtia o couro dos cavalos. Os centauros passaram muito de sua sabedoria aos heróis Jasão e Perseu.

GRÉIAS

Irmãs das Górgones, seus nomes resumem bem suas personalidades: Penfedro (Rancorosa), Dêion (Terrível) e Énio (Guerreira). Partilhavam um mesmo olho e um mesmo dente. Perseu roubou o olho delas para ajuda-lo a matar Medusa.

EQÜIDNA

Esse monstro com aspecto de serpente era chamado de “mãe de todos os monstros”. Vivia com um gigante Tífon. Alguns de seus filhos estão entre as criaturas mais aterradoras da mitologia clássica, a Quimera, a Hidra, Cérbero e a Esfinge.

A ESFINGE

Segundo as lendas gregas, a Esfinge era uma criatura enviada para punir o povo de Tebas, que desagradara os deuses. O monstro devorava todos os que não soubessem responder ao enigma: “Que animal tem a princípio quatro pernas, depois duas e em seguida três?” Ninguém conseguia responder, até que Édipo percebeu que a resposta era o ser humano, que engatinha quando bebê, depois anda ereto e, na velhice, caminha com a ajuda de um bastão. Quando a Esfinge ouviu a resposta atirou-se do alto de um penhasco.

HARPIAS

Aves com cabeça de mulher e garras afiadas, as harpias viviam em ilhas do mar Egeu, onde atacavam a alma das pessoas. O rei trácio Fineu desagradou os deuses, que as enviaram para furar seus olhos. Quando os argonautas chegaram a Trácia, tiveram a ajuda dos filhos do Vento Norte, que perseguiram as harpias.

GÓRGONES

Com as cobras na cabeça em vez de cabelos, e o corpo coberto de escamas as Górgones (Esteno, Euríale e Medusa) eram tenebrosas. Tinham um olhar tão mortal que petrificava todo aquele que as olhasse nos olhos. Viviam numa caverna subterrânea guardada por Suas irmãs, as Gréias.

MEDUSA

A mais famosa das Górgones Medusa era a predileta de seu pai, o deus marinho Fórcis, que lhe deu poderes para se transformar numa bela mulher, em troca de sua imortalidade. Numa das lendas, Atena invejava tanto sua beleza que transformou seus cabelos em serpentes.

A QUIMERA

Capaz de respirar fogo, era parte bode e parte leão, com cauda de cobra. Era filha dos monstros Tífon e Equidna. A Quimera era tratada como um espantoso animal de estimação pelo rei de Cária, mas escapou e instalou-se numa montanha da Lícia. Lá, aterrorizava a região até que o rei Iobates da Lícia ordenou a Belerofonte que matasse a criatura.

PEGASO

Quando Perseu matou Medusa, o cavalo alado Pégaso surgiu do sangue derramado. 0 príncipe Belerofonte domou esse animal fantástico e levou-o para a Lícia, para matar a Quimera. Chegando ao Olimpo, Zeus mandou uma mosca picar Pégaso, que derrubou seu cavaleiro.

MINOTAURO

Monstro que comia carne humana, o Minotauro era parte homem, parte touro. Nasceu em Creta, onde o rei Minos mandou que seu artesão, Dédalo construísse um labirinto para prender o animal. Teseu matou o monstro.









www.jampers.com.br

Rodapé Jampers