Muitos mitos clássicos nos falam dos amores dos deuses, tanto de uns pelos outros quanto pelos humanos. O mais amoroso de todos, Zeus, rei dos deuses, tinha inúmeras consortes e quase sempre precisava se transformar em outra coisa para conquistar a amante humana desejada, além de ele ser assustador demais em sua forma verdadeira, nem sempre as humanas estavam dispostas a aceitá-lo. Os amores provocavam grande confusão e desgraça, como aconteceu com Metis, engolida por Zeus, ou Dafne, transformada num loureiro. Por outro lado, serviam para aumentar o panteão clássico, gerando uma variedade de descendentes, desde as Parcas até as Musas, muitos dos quais com profunda influência na vida das pessoas na terra.
ACTEÃO
Acteão foi criado por um centauro chamado Quíron, que ensinou ao jovem como se tornar um exímio caçador. Um dia, Acteão estava caçando quando viu Ártemis tomando banho num rio e ficou aturdido com a beleza da deusa da lua. Artemis era famosa por sua castidade e guardava sua virtude com grande zelo. Indignada porque Acteáo a vira nua, ela o transformou num cervo. Perseguido por seus próprios cães, Acteão foi estraçalhado.
METIS
Estava previsto que a ninfa marinha Metis, primeira mulher de Zeus, teria uma filha tão sábia quanto Zeus e um filho que tomaria o poder do pai. Para evitar isso, Zeus engoliu Metis e seu filho nunca nasceu. Mas a filha, Atena, a deusa da sabedoria, surgiu, toda armada e já crescida, da cabeça de Zeus.
LETO
Zeus fez amor com Leto, deixando sua mulher Hera muito enciumada. Hera baniu Leto, que vagou pelo mundo a procura de um lugar para dar a luz. Como a filha de Hera, Ilícia, deusa do parto, não pudesse ajudar Leto, o povo de Delus deixou que ela tivesse os gêmeos Ártemis e Apolo em sua ilha.
DÂNAE
Quando o rei Acrísio de Argos visitou o oráculo Delfos, soube que sua filha Dânae, teria um filho que o mataria. Por isso, trancou-a numa masmorra, onde ninguém poderia encontra-la. Mas Zeus descobriu Dânae e foi até ela, em forma de chuva de ouro. Desse encontro nasceu Perseu. Ao descobrir o que ocorrera, Acríscio enfiou Dânae e o filho numa canastra e jogou-os no mar. Mas Dânae e Perseu foram impelidos de volta à praia e regressaram a Argos.
LEDA
Esposa fiel do rei Tíndaro de Esparta, Leda foi vista por Zeus quando se banhavam num rio. Zeus tramou com Afrodite, deusa do amor, um meio de seduzir Leda. Afrodite assumiu a forma de uma águia e Zeus de um cisne. Em seguida, passaram voando em frente a Leda, a águia perseguindo o cisne. Leda teve piedade do cisne, o que deu a Zeus a ocasião de fazer amor com ela. Leda então produziu dois ovos de um nasceram as gêmeas Clitemnestra e Helena; do outro, os gêmeos Castor e Pólux.
GANIMEDES
O belo jovem Ganimedes era o filho caçula de Trós e de sua mulher Calírroe reis de Troia. Zeus se apaixonou por Ganimedes quando viu o rapaz guardando os rebanhos do pai, na planície de Troia. Zeus transformou-se numa águia, voou até a planície troiana e raptou o moço. Em seguida levou Ganimedes para o monte Olimpo, concedendo-lhe a imortalidade e a juventude eterna. Ganimedes também se tornou copeiro dos deuses. Zeus compensou o rei Trós pelo rapto do filho com uma videira de ouro, feita por Hefaístos, o deus do fogo e ferreiro divino. Numa outra versão do mito, Zeus, em vez de raptar ele próprio o rapaz, enviou uma águia para fazê-lo. Nas duas versões, Ganimedes nunca mais viu os pais.
DAFNE
Eros, deus do amor, e Apolo, deus da música e da poesia, tiveram uma briga quando Apolo duvidou da pontaria de Eros. Eros vingou-se de Apolo fazendo com que este se apaixonasse por Dafne, uma bela ninfa que, segundo a lenda, era filha do rio Ladão. Apolo perseguiu a ninfa e ela correu rumo as montanhas. Ele estava para alcança-la, quando ela pediu ao pai que a transformasse numa outra coisa, para ajudá-la a escapar. Dafne foi transformada num loureiro, bem na hora em que Apolo a alcançou. Sua castidade foi preservada e, desde então, o loureiro é a árvore sagrada de Apolo.
MNEMÓSINE
A Titãnida Mnemósine (Memória) era filha de Gaia, a Terra, e Urano, o céu. Zeus passou nove noites com ela e Mnemósine deu a luz às nove Musas, deusas das artes, astronomia e história. Uma fonte sagrada foi dedicada a memória de Mnemósine, em Lebadia, perto de Creta.
MAIA
Filha de Atlas e Plêione a ninfa Maia era uma das sete Plêiades. Vivia no monte Cilene, onde ela e Zeus tiveram um caso. Assim nasceu Hermes, o mensageiro dos deuses. Este foi o único filho de Zeus que não foi rejeitado por sua mulher Hera.
ARIADNE
Filha do rei Minos de Creta, Ariadne apaixonou-se pelo herói Teseu. Ela lhe contou como escapar do labirinto de Creta, onde ele entrou para matar o Minotauro. Depois Ariadne fugiu com Teseu, mas o deus Dioniso apaixonou-se por ela e lançou um feitiço que fez que o herói a abandonasse na ilha de Naxos. Dioniso deu a Ariadne uma coroa de sete estrelas que, quando ela morreu, se transformou na constelação da coroa Boreal.
SÊMELE
Zeus disfarçou-se de mortal para ter um caso com Sêmele. Filha de Cadmo e Harmonia. Hera, mulher de Zeus, vingou-se. Disfarçada de velha criada de Sêmele, Hera disse a moça para pedir ao amante que lhe aparecesse em toda a sua glória divina. Ao ver Zeus rodeado por raios e trovões, Sêmele foi queimada viva, mas Zeus salvou o bebê Dioniso do ventre da mãe.
ADONIS
Adonis era filho do rei assirio Téia e sua filha Mirra. Os deuses transformaram Mirra na planta que leva seu nome, para protege-la dos castigos decorrentes de ter dormido com o pai. Adônis nasceu dessa árvore. Assim que o viu, Afrodite apaixonou-se por ele e decidiu que o rapaz seria seu amante. Ela o deu para que fosse guardado por Perséfone, mas também esta se apaixonou e não quis devolve-lo a Afrodite. Zeus interveio, ordenando que o rapaz passasse um terço do ano com Afrodite, outro terço com Persefone, e permitiu que ele escolhesse com que deusa iria passar o terço restante.
EUROPA
Zeus viu a princesa Europa, filha do rei fenício Agenor, quando ela colhia flores num campo. Zeus então transformou-se num plácido touro e a princesa, encantada, sentou-se sobre o animal. De repente, o touro correu para o mar e levou Europa para a longínqua ilha de Creta. Ali, tiveram três filhos: Minos (rei de Creta), Radamanto (grande jurista) e Sarpédon (rei de Mileto).
TÊMIS
Filha de Gaia e Urano, Têmis foi a segunda mulher de Zeus. Ela deu a luz muitas deusas. inclusive as três Horas, Dice, Eunomia e Irene, e suas irmãs, as Parcas. Em algumas lendas, Têmis é a mãe de Prometeu, junto com outro Titã chamado Jápeto.