Para usar o pêndulo, segure o seu fio apoiando com o dedo indicador e não faça movimentos com a mão.
Fique concentrada e dê estas ordens, mentalmente ou em voz alta, para o pêndulo: “PARE” ou “MOVIMENTE-SE”. Se a resposta for positiva, peça para que ele se movimente para a direita. Se for negativa, para a esquerda. Quando não houver resposta, ordene que ele gire no sentido anti-horário (contrário ao relógio). Caso a sua pergunta seja confusa, fazendo com que o pêndulo não a entenda, gire em sentido horário. Assim, você vai treinando e desenvolvendo suas habilidades para comandar o pêndulo.
Depois, vá até um local bem tranquilo fazer a prova final para ter a certeza de que realmente está preparada para usar o pêndulo. Segure-o bem firme em sua mão e não tente induzir uma resposta. As perguntas devem ser simples e diretas: “SIM” ou “NÃO”. Se você quer saber sobre a energia de um determinado lugar onde seja possível usar o pêndulo, fica mais fácil (isso vale para os ambientes de sua casa, como quarto, sala, cozinha, banheiro, etc.).
Agora se as respostas que você busca são sobre pessoas distantes (para saber se estão bem, por exemplo), também não há problema. Basta mentalizar sua pergunta que o pêndulo irá responder. Para isso, é fundamental que você mantenha uma relação bastante íntima de troca de energias com o pêndulo, fazendo dele um objeto pessoal e muito importante.
Em casos mais complexos, é importante que se peça a ajuda do radiestesista, pois, para usar o pêndulo, é preciso muito estudo e somente um especialista pode entender todos os seus movimentos.