Desde os tempos antigos as fases da Lua vem influenciando a vida e os rituais humanos sejam eles rituais mágicos ou rituais diários. Não é à-toa que muitas pessoas se utilizam do calendário lunar para tomar decisões importantes em suas vidas.
Lua Cheia
São os dias mais poderosos para os sortilégios e magias. Envolve o crescimento e, ao mesmo tempo, o acréscimo de energias. Geralmente, o nível de magia neste período aumenta a vidência e as habilidades. É muito favorável para se obter revelações e sonhos proféticos. Deusa Selene.
Lua Minguante
Período propício para banimento do mal, redução ou remoção de obstáculos ou doenças, neutralizar pessoas nefastas, eliminar prejuízos. Excelente, também, para acabar com os maus-hábitos. Deusa Perséfone.
Lua Nova
Boa para renovar energias e a vida em geral, como também para qualquer tipo de começo. Aqui, é a fase para trabalharmos tanto a beleza interior, como a beleza exterior. Deusa Circe.
Lua Crescente
Época mais propícia para se fazer um aperfeiçoamento do que foi iniciado na fase nova, trazendo crescimento para aquela situação. É apropriado para trabalhos que tenham como objetivo aumentar o amor, a sorte, desejos sexuais e a fartura. Boa também para trabalhos práticos. Deusa Artêmis.
Lua Negra ou Lua de Lilith
Assim como o eclipse, a escuridão lunar se dá por volta das 3 noites anteriores à Lua Nova, quando o disco lunar não é visível no céu. É um período fortíssimo e apropriado para banir e neutralizar sortilégios maus, como a magia negra, fazendo com que os mesmos voltem para o emissor e o destruam impiedosamente. É uma época muito melindrosa e delicada para se trabalhar. O éter, em seus horários, traz retorno, destruição (de coisas boas ou ruins, depende da índole do magista) e estado primitivo. Deusa Hécate.