Na exata hora em que Varda, a Senhora dos Céus, reacendeu as brilhantes estrelas sobre à Terra-média, as Crianças de Eru despertaram às margens do Lago Cuiviénen, a “água do despertar”. Estes eram os Quendi, que são conhecidos como Elfos, e quando vieram a existir a primeira coisa de que deram conta foi a luz das novas estrelas. Por isso os Elfos amam as estrelas acima de tudo e adoram Varda, a quem chama de Elbereth, Rainha das Estrelas, acima de todos os Valar (Deuses). Assim, quando a nova luz atingiu os olhos dos Elfos no momento do despertar, ficou presa lá, por isso o brilho de seus olhos.
Desta forma Eru, o Único, que os nascidos na terra chamam de Ilúvatar, criou a mais bela e mais sábia das raças jamais criada. Ilúvatar declarou que seus Primogênitos teriam e construiriam as maiores belezas do que qualquer outra raça e também declarou que possuiriam as maiores felicidades e a maiores tristezas. Deveriam ser imortais e eternos, e deveriam viver tanto quanto à Terra viveria. Nunca conheceriam doenças nem pestilências, mas seus corpos seriam como à terra, em substância, e poderiam ser destruídos. Poderiam ser mortos com fogo ou aço na guerra, ser assassinados e mesmo morrer de uma grande tristeza. A estatura dos Elfos seria a mesma dos Homens, que ainda estavam por ser criados, mas os Elfos seriam mais fortes de espírito e de membros, e não ficariam mais fracos com a idade, mas sim mais sábios e belos.
Apesar de muitos menores em estatura e força do que os Valar, os Elfos dividiram a natureza dos poderes destes mais do que os Segundo Nascidos (Homens) o fazem. É dito que os Elfos tem uma aura como o brilho da Lua, logo abaixo da borda da Terra. Seus cabelos são como cordões de ouro ou tecidos de prata, ou azeviche polido, e a luz de estrelas brilha ao redor deles, em seus cabelos, olhos, roupas prateadas e preciosas mãos. Sempre existe luz na face dos Elfos e o som de suas vozes são variados, bonitos e sutil como água. De todas as suas artes eles são melhores em fala, canções e poesia. Elfos também foram as primeiras criaturas da terra a falar com vozes e nenhuma outra cantou antes deles. E justamente chamam a si mesmos Quendi, querendo dizer aqueles que falam com vozes, pois, ensinaram as artes da fala a todas as raças na Terra-média.
Enviado por José dos Passos Filho (Zeck)