Um Tcháyo Ritualístico para Festa Cigana.
Em todas as festividades ciganas, não pode deixar de ter o chá cigano (Tcháyo) tradicional e energético, que tem um significado especial em cada ingrediente. Este chá tem uma conotação espiritual tão intensa, que fazê-lo e tomá-lo, requer um ritual.
Cada ingrediente usado tem um significado especial, por isso tem que ser escolhido com muito cuidado.
O Samovar, utensílio de origem russa, é apropriado para preparar e servir o chá. Isso dá a esse ritual um aspecto rico, requintado e característico. Se você não possuir um, procure escolher uma chaleira ou bule bem decorados para fazê-lo.
Ingredientes que serão usados no ritual do chá.
Para servir com o chá:
Colocar numa tigela a parte, já previamente lavadas, as frutas: morangos, damascos, uvas itália, ameixas secas e maçãs picadas ao suco do limão. A quantidade de frutas deverá estar do acordo com o número de pessoas a serem servidas.
Preparação do chá:
Ingredientes: 2 litros de água. 28 cravos - o cravo significa energia física e força vital que vai para a corrente sanguínea. 28 paus de canela - porque a canela é revigorante. 21 anis-estrelado - representa a união com seu Eu interior (Paz). Caldo de 3 laranjas-pera - a laranja significa alto astral, alegria. Modo de fazer o chá: Quando a água atingir a fervura, junte todos os ingredientes e deixe ferver por alguns minutos. Serve-se o chá como um ritual. Em cada xícara, deverá ser colocada uma fruta de cada espécie citada acima. Cada uma tem seu significado. 1 morango - harmonia e purificação do organismo. 1 damasco - transcendência, prosperidade, força e equilíbrio. 1 ameixa seca - transformação. 1 pedaço de maçã ao suco do limão - paixão, casamento, união e amor.