Da pré-história mexicana, veio essa coleção de símbolos e signos que definem com precisão os defeitos e as virtudes das pessoas. Traça o roteiro de suas vidas e de seus afetos e desafetos. Descubra o que eles dizem sobre você, sua família e seus amigos.
O futuro revelado pelos símbolos...
Os astecas, que desenvolveram na América Central uma civilização avançadíssima, muito antes do descobrimento, produziram cálculos astronômicos tão precisos quanto os feitos pelos egípcios e chineses. Com base neles, desenvolveram uma espécie de horóscopo, um particularíssimo sistema de adivinhação do futuro e da personalidade das crianças que nasciam. Os mistérios desse mecanismo foram desvendados graças ao Tonalamatl, o livro mágico da adivinhação, e à Pedra do Sol, um imenso bloco cilíndrico cujos símbolos permaneceram por longo tempo à espera de decifração. Segundo a lenda, o deus Huitzilopochli prometera aos astecas que eles ergueriam uma grande cidade exatamente no lugar onde veriam uma águia devorar uma serpente. Assim nasceu a capital do império asteca, Tenochtitlan, no mesmo lugar onde se encontra hoje a Cidade do México. Ali existem muitas ruínas que atestam o surpreendente desenvolvimento da civilização asteca. Foi nessas ruínas que o arqueólogo mexicano Antonio Gama encontrou a Pedra do Sol, um raro exemplar de documento que chegou até nós.
Quando sentiram que não poderiam mais resistir à invasão dos conquistadores espanhóis, no século XV, os astecas destruíram todos os seus ídolos e os registros de sua cultura.
Os astecas dividiam o tempo em cinco grandes eras cosmogônicas.
- Na primeira, Era do Sol e do Jaguar, viviam na Terra gigantes que foram devorados pelos jaguares.
- Na segunda Era do Sol e do Vento, os homens foram transformados em macacos e a Terra foi destruída pelos tufões.
- Na terceira, Era do Sol e da Chuva de Fogo, tudo foi destruído por uma chuva de lava e os homens transformados em aves.
- Na quarta, Era Sol e da Água, tudo foi afogado um dilúvio e os homens se transformaram em peixes.
- Na quinta é a época atual, e, segundo os astecas, o mundo será destruído por terremotos.
Eles eram fatalistas e assim que nascia uma criança consultavam o Tonalamatl, que sacerdotes guardavam no Templo. Conforme o ano, o mês e o dia do nascimento, era possível traçar perfil do destino que aguardava aquela criança. Portanto, a adivinhação não se fazia pela consulta aos astros, como nos horóscopos tradicionais, mas se baseava no significado daquela data - ano, mês e dia.